You are currently viewing A importância de um sistema de cobrança eficaz para a sua cooperativa de crédito.

A importância de um sistema de cobrança eficaz para a sua cooperativa de crédito.

  • Post author:
  • Reading time:4 mins read

 

Sabia que um processo de cobrança automatizado é fundamental para o crescimento de sua cooperativa de crédito? Nesse artigo, vamos conhecer a importância de um sistema eficaz de cobrança para o controle de pagadores para sua cooperativa e seus cooperados.

O cenário de cooperativas de crédito vem crescendo mais do que as instituições financeiras nos últimos 5 anos e com isso, viu-se a necessidade do uso de sistemas que agilizem os processos de geração e controle de títulos de cobrança,

Organização e controle são fundamentos importantes que apoiam o crescimento de qualquer instituição, seja financeira ou não. Com as cooperativas de crédito não é diferente e isso pode ser feito, por exemplo, adotando-se um processo financeiro sistematizado de cobrança. Porém, muitas vezes, colocar em prática as ações necessárias pode ser um pouco desafiador, e por isso hoje queremos auxiliar você com dicas práticas sobre esse assunto! Vamos lá?

A importância do bom gerenciamento do setor de cobrança

O setor de cobrança não é apenas responsável por cobrar clientes, o que estimula o fluxo de dinheiro atual, mas também é uma das mais importantes peças da empresa no departamento de contas a receber e, especialmente, no desempenho de futuras vendas.

Para cooperativas de crédito que operam com cobrança e títulos bancários, é fundamental que todos os processos e sistemas operem corretamente.

 

O Grupo IT Quality, especialista no desenvolvimento de sistemas financeiros, após anos trabalhando em projetos de software, agregou o uso de tecnologia em nuvem com a evolução dos serviços bancários para desenvolver um novo sistema de cobrança, mais completo, rápido e mais eficaz.

O que é o CobExpress?

O CobExpress é uma solução gerenciadora financeira de cobrança, originalmente o sistema foi projetado e desenvolvido para atender as necessidades de negócio de instituições financeiras como Cooperativas de Crédito.
Um ponto alto da solução é o serviço técnico especializado que é entregue quando da contratação do CobExpress, uma equipe exclusiva de profissionais de TI e de negócios faz dia a dia o acompanhamento da operação de cobrança das cooperativas, levando mais robustez ao processo.
O sistema foi desenvolvido em camadas com inteligência específica de acesso e interface o que proporciona às Cooperativas de Crédito fazer de um único sistema o uso operacional de toda a sua cadeia produtiva: cooperativas, cooperados e pagadores.

No seu estágio atual de evolução, o CobExpress foi além do seu “core” de atuação e hoje já possui novas camadas específicas de negócio das Cooperativas, que atendem necessidades específicas de diferentes segmentos do mercado como, por exemplo: operadoras de planos de saúde e administradoras de condomínio. Literalmente agora FAZEMOS MAIS, fazemos o apoio à evolução dos negócios dos nossos clientes e isso é fazer MUITO MAIS!

Funcionalidades especiais para a sua rotina de cobrança

  • Operações de cobrança para cooperados com ou sem sistema próprio,
  • Operação de Boletos Bancários.
  • Personalização de Boletos Bancários.
  • Grupo de Cooperados.
  • Grupo de Pagadores.
  • Caucionamento e Desconto de Boletos Bancários.
  • O CobExpress atualmente opera com a cobrança própria dos principais sistemas de cooperativas de crédito: Sicoob (Banco 756), Unicred (Banco: 136), Uniprimes (Bancos: 099) e Uniprime Norte (Banco 084) e opera com Banco correspondente, atualmente operamos o Banco 237 – Bradesco.
  • Também integrações via API, Webservices e via SFTP para envio automático de registro de cobrança, operações de protesto/negativação, assim como a conciliação automática dos créditos e tarifas com os sistemas das cooperativas.

 

O CobExpress também oferece soluções personalizadas para cooperativas que possuem cooperados com os seguintes perfis:

  • Operadoras de Plano de Saúde
  • Administradoras de Condomínio.