Como o ITQ CCF auxilia na gestão do caucionamento financeiro de redes de franquias?

 

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) revela que o setor de franquias apresentou um crescimento de 8,8% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. Saiba neste artigo como é o mercado de franquias, e sobre a importância de uma ferramenta para controle do fluxo de caução.

Mercado de franquias

O mercado de franquias nasceu no Brasil na década de 60, e com o tempo, foi se moldando ao mercado brasileiro, visando sempre a expansão do negócio em diferentes localidades, o mercado de franquias é composto por diferentes segmentos e de perfis distintos de empresas em localização, tamanho, e tipo de produtos e serviços que são comercializados, abrigando um número diverso de marcas, como é o caso do setor alimentício.

Mesmo com as crises dos últimos anos, como a crise econômica e a pandemia, o mercado de franquias segue em crescimento no Brasil. Segundo dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor foi capaz de atingir quase 190 bilhões de reais em 2021. Isso se deve, principalmente, à segurança fornecida pelo modelo de negócio, que possibilita um avanço mesmo em meio à crise.

A estrutura financeira de franquias é composta pelo banco, que intermedia o processo financeiro entre o franqueador e o franqueado.

Caução de franquias

Quando uma nova franquia é negociada, é desenvolvido o contrato de franquia, o documento que firma a parceria entre os dois parceiros de negócio e o banco que irá intermediar a comunicação financeira entre eles. Dentro do contrato, deve existir uma cláusula de caução.

A caução é uma segurança financeira, onde o franqueado deve fornecer garantias para o franqueador ao iniciar uma nova franquia, caso ocorra algum imprevisto com os pagamentos. Nesse caso, o franqueador pode exigir o valor estipulado no contrato de franquia.

O que é o ITQ CCF?

É um sistema de informação desenvolvido exclusivamente para redes de franquias voltado ao gerenciamento financeiro de valores de caução negociados entre o franqueador e o franqueado. Ágil e seguro o ITQ CCF processa arquivos EDI de movimentação das contas e gera arquivos de pagamentos na modalidade de crédito em conta para as contas de livre movimentação.

Principais características:

  • Contas caucionadas e contas de livre movimentação dos franqueados podem ser configuradas;
  • Regras de caucionamento podem ser definidas com base no valor de segurança;
  • Processa arquivos EDI de conciliação bancária de diversas contas, contendo os créditos e débitos realizados;
  • Movimentos de créditos e débitos das contas caucionadas podem ser acompanhados através dos extratos sintético e analítico gerados pelo sistema.
  • Gera arquivos EDI de pagamento a fornecedores com crédito em conta para diversas contas de livre movimentação do franqueado;
  • Gera arquivos EDI de pagamento a fornecedores com crédito em conta para a conta do franqueador, em situações de quebra de contrato;
  • Integra a solução WebTA Automático para transmissão de arquivos, visando a otimização do processo com a redução de custos e mitigação de fraudes;

Saiba mais detalhes sobre o ITQ CCF com um de nossos especialistas!