Saiba o que são as glosas médicas e como evitá-las no Faturamento Hospitalar

Problemas de comunicação são recorrentes em várias áreas do mercado e nas mais diversas atividades profissionais. Na medicina, um tipo muito frequente de imprecisão é a glosa médica. que é considerada um dos maiores problemas na gestão financeira de clínicas e consultórios. Conhecer as principais causas da glosa médica, os transtornos que pode causar e como preveni-la são medidas úteis e essenciais para a manutenção da saúde financeira da clínica e pode ampliar ainda mais a relação com os convênios.

O que são glosas médicas?

É chamada de glosa médica ou hospitalar o não pagamento de todos os serviços prestados pelas clínicas, laboratórios e hospitais, por exemplo, atendimentos de consultas, exames de análises clínicas e/ou de imagem, internações, medicação, que obtém a faturação por convênios e das operadoras de saúde.

Elas podem ser categorizadas nos seguintes grupos:

Glosas administrativas

As glosas administrativas são causadas por erros operacionais, são as mais comuns na área da saúde e também as mais fáceis de resolver. Geralmente, o que leva as clínicas a cometerem as glosas administrativas é a falta e a dificuldade de comunicação com o plano de saúde. Outro motivo bem comum é errar ou não fazer os registros das guias de autorização médico-hospitalar da forma correta. Também podem ocorrer problemas mais simples, como erros de digitação ou usar uma tabela do convênio com valores desatualizados.

Glosas técnicas

As glosas técnicas são um pouco mais complicadas de serem resolvidas, por estarem relacionadas a questões subjetivas e não tão operacionais. Elas estão ligadas ao serviço que foi prestado ao paciente e precisam de um auditor técnico para fazer a revisão.

Glosas lineares

As glosas lineares estão ligadas ao convênio e têm impacto direto nas empresas de saúde. Por isso, é importante conhecer os sistemas de faturamento hospitalar, gastos e processos de pagamento e os indicadores e estatísticas operacionais. Elas são recorrentes de um percentual elevado dos prestadores. Segundo a ANS “os procedimentos que estão descritos no contrato e em situações que o prestador cumpra todas as rotinas administrativas e técnicas previstas contratualmente poderão caracterizar prática irregular e ensejar visitas técnicas e outras medidas regulatórias.

Conte com o QualiTISS para prevenir as glosas médicas

O QualiTISS é um dos pioneiros na solução contra glosas médicas, desenvolvido para o padrão TISS da ANS, o sistema de Faturamento TISS tem o uso simplificado, para facilitar o trabalho de prestadores de serviço de saúde na geração do faturamento hospitalar para todas as operadoras de planos de saúde. O uso do QualiTISS melhora o fluxo de trabalho, gerando um ganho de produtividade de dez vezes ou mais, se comparado ao processo manual. Confira todos os benefícios do QualiTISS:

  • Faturamento TISS para todas as operadoras de saúde do mercado;
  • Preenchimento de guias para atendimento a partir de modelos definidos pelo usuário;
  • Configuração de todas as tabelas, códigos e procedimentos inclusive os da tabela TUSS;
  • Impressão de todos os tipos de guias contemplados;
  • Configuração da carteira de cada operadora;
  • Valida campos obrigatórios segundo o padrão TISS;
  • Multiprestadores no mesmo sistema;
  • Perfis de usuário com login e senha;
  • Fácil instalação no ambiente Windows.
  • Suporte técnico personalizado e constante.