Perguntas Frequentes

I - Fundamentos

Como surgiu a idéia da solução?

Alguns de nossos clientes solicitaram estudos para criação de um mecanismo de validação de pagamentos, de forma que pudessem submeter os pagamentos capturados pelos diversos canais utilizados (internet banking, office banking, caixa). O mecanismo deveria encapsular todas as regras de validação dos pagamentos e suas atualizações no decorrer do tempo. A solução surgiu da combinação dos cenários apresentados com nosso conhecimento do negócio.

Quais as vantagens em adquirir a solução?

  • Permite que bancos correspondentes operem serviços de pagamentos de tributos e contas de consumo de centenas de concessionárias sem a necessidade de realizar convênios com órgãos federais e concessionárias;
  • Minimiza a ocorrência de multas legais e contratuais decorrentes de pagamentos não realizados por inconsistência;
  • Pode ser integrado com internet banking, mobile, office banking e ERPs.

Quais os benefícios em adquirir a solução para o banco correspondente?

  • Manutenção dos créditos dos clientes no banco;
  • Fidelização de clientes;
  • Aumento de receita com a captação de tarifas;
  • Aumento no valor agregado dos serviços oferecidos;
  • Desenvolvimento de novas parcerias.

Quais os benefícios em adquirir a solução para o cliente do banco?

Maior conveniência e comodidade com:

  • novos canais de pagamento;
  • ampla rede de concessionarias e órgãos públicos conveniados (aproximadamente 2.000);
  • Menor custo em tarifas de transferência interbancária.

Existem clientes interessados na solução?

Sim, diversos bancos de médio e grande porte mostraram grande interesse em utilizar a solução.

Há alguém que faz uso da mesma?

Atualmente está contratada por um banco e em negociação com outros cinco.

Por que comprar a solução de vocês é melhor do que desenvolvê-la?

  • O produto está pronto, permitindo sua implantação em curto prazo;
  • A IT Quality Systems conquistou grande expertise no serviço de pagamentos eletrônicos;
  • O serviço atualização legislativa está incluído no produto;
  • Baixo custo de manutenção.

Quais modalidades de pagamento estão disponíveis para validação?

  • DARF Preto
  • DARF Simples
  • DARF com código de barras
  • GARE-DR
  • GARE-ICMS
  • GPS
  • Contas de Consumo
  • FGTS
  • GARE-120
  • GNRE
  • IPTU/ISS
  • Outros pagamentos com código de barras

Quantas concessionárias estão disponíveis atualmente?

  • Prefeituras: 1.015
  • Concessionárias (Saneamento, Luz, etc): 707
  • Outros pagamentos com código de barras: 142
  • Órgãos federais/estaduais (Receita Federal, INSS, Governo estaduais): 45
  • Total de convênios: 1.909

II - Tecnológico

Qual a tecnologia empregada na solução?

A solução utiliza arquitetura SOA (Service-Oriented Architecture), podendo ser facilmente integrada a diversas tecnologias existentes no mercado.

Como são armazenadas as regras de negócio?

As regras ficam armazenadas em um banco de dados criptografado no ambiente do banco correspondente.

Há alguma dependência de sistema operacional para rodar a solução?

Os serviços rodam em ambiente windows, podendo ser consumidos por aplicações cliente originadas de qualquer sistema operacional.

Quais os requisitos mínimos de máquina para rodar a solução?

Para rodar os serviços, é necessária uma máquina que suporte Windows Server 2008 R2 com no mínimo 1.5 Gb de memória disponível. Além disso, é necessária a instalação do IIS 7.5 ou superior.

Como é a segurança no emprego da solução?

A solução dispõe de um mecanismo de autenticação das requisições SOAP, proporcionando maior segurança na utilização do serviço. Além disso, existe a segurança oferecida pela infraestrutura do cliente.

Existem outros componentes que podem ser integrados a solução?

Os módulos validador e atualizador de regras fazem parte do pacote básico. Podem ser integrados a solução os módulos de geração de remessa, processamento de retorno e, de acordo com o banco contratado, o módulo de conectividade automática. Para usuários de ERPs, caso seja necessário, existe o módulo processador de remessas.

A validação dos pagamentos gera uma queda de performance no processamento das informações?

A validação dos pagamentos causa pouco impacto na performance de processamento no servidor.

III - Operacional

Como faço para adquirir a solução?

Entre em contado com nosso setor comercial, através do telefone 21-2242-7959 para realizar a aquisição da solução.

Como pode ser feita a integração da solução com meu IB (Internet Banking)?

Devem ser implementadas no Internet Banking funcionalidades para consumo dos webservices que compõe a solução.

Como é feita a atualização das regras de negócio?

Os clientes recebem patches com as atualizações das regras de negócio. Estas informações são processados, atualizando o banco de regras. Não é necessário parar o serviço para que as atualizações sejam aplicadas.

Quando ocorrer uma alteração legislativa nas regras de um tributo, como será feita a comunicação com a minha Empresa?

As notificações de atualização serão enviadas por e-mail.

Existe um meio de fazer testes antes de adquirir a solução?

Com certeza! Podemos disponibilizar um ambiente para testes para consumo dos serviços pela aplicação cliente.

IV - Comercial

Existe algum custo mensal atrelado a solução?

Existe o custo do serviço de atualização legislativa.

Existe algum custo sempre que ocorre uma atualização?

O custo das atualizações legislativas é fixo. Não existe nenhum custo adicional quando ocorrer uma nova atualização legislativa (manutenção adaptativa).

Manutenções evolutivas serão avaliadas caso a caso.

Como é a forma de pagamento?

A atualização legislativa é paga mensalmente após a implantação do serviço.

A aquisição do serviço deverá ser paga conforme condições definidas em contrato, com uma entrada de 30% e saldo em parcelas até a entrega do produto.

Qual o prazo médio para a compra da solução?

O pacote básico pode ser contratado imediatamente. Os demais pacotes também poderão ser contratados imediatamente, caso não haja necessidade de customização.

Quanto tempo leva para implantar a solução?

A implantação do pacote básico é realizada imediatamente após a disponibilização dos requisitos de infraestrutura pelo cliente. Os demais pacotes poderão ser disponibilizados imediatamente, caso não haja necessidade de customização.

Existe uma minuta de contrato para a prestação do serviço?

Sim, pode ser obtida com nosso setor comercial.


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