Padrões ANS – TISS e TUSS: Entenda a diferença

 

 

A tecnologia é uma grande aliada para facilitar o dia a dia de uma empresa e ela também pode ser usada a favor da sua instituição de saúde. Mas para isso, deve estar alinhada às normas e padrões definidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Conheça os padrões e suas diferenças logo abaixo:

O que é o padrão TISS?

A sigla TISS significa Troca de Informações na Saúde Suplementar. Tem como objetivo regular a comunicação entre prestadores de serviços e operadoras de saúde por meio de especificações de vocabulário, conteúdo e segurança. Ou seja, permite uma comunicação mais fácil, já dentro das diretrizes da Agência Nacional de Saúde (ANS).

O que é o padrão TUSS?

O Padrão TUSS (Terminologia Unificada da Saúde Suplementar) tem como objetivo padronizar códigos e nomenclaturas dos procedimentos médicos, simplificando a identificação com uma tabela com códigos e nomenclaturas para que os planos de saúde possam utilizá-la e pagar os beneficiários. Essas normas também servem para quem envia documentos para o convênio. Vale lembrar que, existem algumas exceções a essa padronização, porém a maioria dos procedimentos feitos atualmente, no território brasileiro, atendem à TUSS.

Qual a diferença entre TISS e TUSS?

O Padrão TISS é um modelo obrigatório para o registro de dados entre as operadoras e os prestadores de serviços da área médica. Enquanto o TUSS, complementa o padrão TISS com a padronização de terminologias e procedimentos médicos.

Tanto o TISS quanto o TUSS são normas diretamente relacionadas à legislação obrigatória existente no setor de saúde suplementar, desenvolvidos pela ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar), estas duas normas têm como objetivo ajudar a controlar, analisar e padronizar alguns trabalhos nessa área. 

Gestão eficiente para você profissional de saúde

Ambos os padrões são normas de organização para os processos de faturamento hospitalar dos planos de saúde, o que reduz drasticamente os erros, evitando as glosas. Se o estabelecimento deseja evitar multas por não estar em conformidade com os padrões, é importante contar com o apoio de plataformas. Uma ferramenta imprescindível para quem quer otimizar os processos, organizar documentos, integrar dados e, é claro, fidelizar os pacientes é o software médico de gestão. 

Em nossa Linha de produtos e serviços QualiHealth, temos opções de sistemas desenvolvidos especialmente para a sua gestão ou da sua instituição de saúde, o QualiDoctor voltado à profissionais liberais, a consultórios e a clínicas e também o QualiTISS um sistema de informação de faturamento hospitalar no padrão TISS para prestadores de serviços na área de saúde. Seus diferenciais são a facilidade de uso e o custo adequado a sua necessidade.

Seja você conveniado ou não a planos de saúde, nossos produtos possibilitam o gerenciamento fácil e rápido de agendas, atendimentos, prontuários e faturamento, dentro do padrão TISS da ANS, proporcionando maior produtividade, qualidade no atendimento e redução de custos operacionais.

Os nossos sistemas oferecem mecanismos de segurança que garantem a confiabilidade no armazenamento dos dados do paciente e controle de acesso com perfis de usuários nas modalidades de recepção, faturamento, médico e administrador.

QualiHealth