(21) 2242-7959 | (21) 96776-0851 | (21) 97272-2729
comercial@itquality.com.br | suporte@itquality.com.br

Sobre a instituição

O Ambulatório Souza Araújo (ASA) é parte integrante do Laboratório de Hanseníase da Fundação Oswaldo Cruz (Centro de Referência Nacional de Hanseníase) e presta atendimento a pacientes de hanseníase e contatos desses pacientes.  

O Ambulatório Souza Araújo atua tanto no tratamento quanto na prevenção da doença. A equipe é formada por médicos dermatologistas, neurologistas, patologistas, e imunologistas, enfermeiros, assistente social e fisioterapeuta. Ainda recebe residentes de várias especialidades médicas que são treinados em Hanseníase. A clientela do ambulatório é composta por indivíduos da região metropolitana do Rio de Janeiro, além de municípios do interior do estado.

Desafio

A partir do ano de 1986, todas as informações coletadas através dos exames realizados tanto de pacientes como de contatos passaram a serem registradas em bancos de dados, apesar dessas bases de dados constituírem valiosa fonte de informações para o desenvolvimento de pesquisas científicas, necessitavam de aprimoramentos visando otimizar a sua utilização.

O time de projetos da IT Quality junto a Fio Cruz, avaliou todo cenário do banco de dados atual, os processos internos e passo a passo de toda a equipe médica e acompanhamento de pacientes da instituição, para entender os maiores problemas e necessidades causados pela falta de um sistema otimizado para a gestão médica.

Resultado

  • Toda a estrutura do banco de dados foi revisada e remodelada com o objetivo de otimizar sua utilização, normalizando o modelo, e a migração dos dados para um SGBD (Sistema de gerenciamento de banco de dados) , promovendo uma alta disponibilidade de informação para todos os usuários do sistema.
  • Através da reestruturação do banco as entidades serão relacionadas com outras entidades quando isto se fizer necessário.
  • O processo de migração irá de forma automatizada relacionar os casos clínicos que possam ser identificados univocamente.
  • O novo sistema permite uma visão global do paciente com todos os dados associados, como visitas, evolução clínica, exames, fotos, etc.
  • Será disponibilizada a consulta às informações do prontuário dos pacientes que estiverem contempladas no sistema.

Vamos desenvolver um projeto?